Antimatéria: O Inverso da Matéria

Uma Assimetria Em Nome da Matéria!

Comparando conceitos, a antimatéria é composta por antipartiíulas, da mesma maneira que a matéria é constituída por partículas. Partindo do princípio, um antielectrão é um electrão com carga positiva e um antiprotão é um protão com carga negativa. É confuso mas levaremos isto como se estivesse tudo ao contrário, ou seja, a antimatéria sendo o inverso da matéria.

Levando isto para um exemplo mais aprofundado, digamos que um antielectrão e um anti protão levam à criação de um átomo de anti-hidrogénio. Além disso, a mistura da matéria e da antimatéria conduziria ao aniquilamento de ambos, da mesma maneira que a mistura das antipartículas e das partículas, originando assim a criação dos raios gama.

A assimetria entre matéria e antimatéria é um dos maiores problemas sem qualquer tipo de explicação para a Física, por isso especula-se que existam lugares onde existirá apenas a antimatéria. A antimatéria cria-se no universo como resultado da colisão entre partículas de alta energia, como ocorre no centro das galáxias. Entretanto, não se tem detectado nenhum tipo de antimatéria como resíduo do Big Bang, ao contrário da matéria. A desigual distribuição entre a matéria e a antimatéria no universo tem sido, durante muito tempo, um mistério.

Para armazenar anti protões e antielectrões, utiliza-se um dispositivo denominado por ”armadilha” que funciona como base numa combinação de campos eléctricos e magnéticos. Segundo uma teoria bem aceite pelos Físicos, a quantidade de antimatéria no Universo deve ter sido levemente menor do que a quantidade de matéria. Caso contrário, uma teria aniquilado a outra e só restaria um vasto espaço abundante em radiação.

Esta entrada foi publicada em A Origem do Universo, Conhecimento Científico, Inflação Cosmológica, Modelo Padrão, Teoria, Teoria do Big Bang com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s